COMO ENFRENTAR A SAZONALIDADE E CONTINUAR VENDENDO
Atualizado: 6 de set. de 2022
O que é sazonalidade?
Se considerarmos a definição do dicionário, sazonalidade tem a ver com as estações do ano, mas no segmento de vendas, ela está ligada ao período que a demanda tem uma grande oscilação, podendo prejudicar a parte financeira da empresa ou alavancá-la.
A sazonalidade é uma variação. Você já deve ter percebido que em certas épocas você vende mais, enquanto outras, você vende pouco. Pois bem, a oferta e a demanda no varejo mudam a todo momento.
Alguns exemplos práticos:
No verão as empresas de eletrodomésticos se beneficiam vendendo ar condicionado.
No inverno, as empresas de roupa se beneficiam vendendo roupas de frio.
Em tempos chuvosos, as empresas de passeio de barco são prejudicadas.
Como continuar vendendo na sazonalidade?
É importante ter planejamento e estar atento a tudo aquilo que está em alta, além de saber todas as datas comemorativas, feriados e pontos facultativos que podem te beneficiar.
O varejo pode continuar vendendo através das ações certas para o seu segmento.
Ações de venda para varejo
Feriados e datas comemorativas
Nos feriados, datas comemorativas e pontos facultativos, existem ações que você pode fazer para fortalecer ainda mais o relacionamento com o seu cliente. Pense em campanhas empáticas e emocionais. Lembre-se que você está lidando com pessoas e precisa criar um relacionamento se quiser vender para elas.
Promoção de vendas
Análise o que você tem disponível na sua loja. Pense em realizar uma queima de estoque, desconto em produtos que não saem há algum tempo, vouchers de compras e condições especiais de pagamento. Invista em uma decoração atrativa e acolhedora e não abra mão de anunciar nas redes sociais.
Fidelização
Todo cliente adora receber brindes. Programas de fidelização fazem com que as pessoas queiram completar os pontos ou cartelas necessárias para serem presenteadas no final. Estude um programa de fidelização na sua loja.
Marketing sazonal como estratégia
Use a sazonalidade ao seu favor. Você que vende um produto ou oferece algum serviço, precisa estar em constante adaptação. As campanhas sazonais envolvem estudo de mercado, estudo da concorrência, treinamento para a performance da equipe e um apanhado de ideias para a divulgação.
O que não pode acontecer é você ficar parado, esperando o período ruim acabar para você vender mais. Com a orientação certa, suas vendas podem te surpreender até mesmo nesses períodos.
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